0

Algumas curiosidades da Alemanha

Posted by Tamires on 13:08
(Reichstag é o nome do prédio onde o parlamento federal da Alemanha exerce suas funções. Localiza-se em Berlim.Com a transferência do governo alemão de Bonn para Berlim, o prédio foi reinaugurado em 19 de abril de 1999 como sede do Parlamento. Nos seus mais de cem anos de história, o prédio do Reichstag foi a sede de governo em duas guerras. Em 1992 foi decido que o Reichstag deveria ser reconstruído e escolheu-se então o projecto de Norman Foster. Em 1995, o artista Christo atraiu milhões de visitantes ao cobrir o prédio inteiro. A reconstrução foi um sucesso, especialmente pela reconstrução da cúpula com referência à cúpula original de 1894. Esta é uma das melhores atrações para os turistas pois ela é aberta a visitas; dela se tem uma vista impressionante da cidade e do plenário do parlamento.)


A Alemanha é um país fascinante e no nosso dia-a-dia estamos ao lado da cultura alemã. Eles influenciaram-nos em muito na nossa vida, seja na música, culinária ou nos inventos que tornam a convivência no século XXI mais fácil. A cultura alemã é rica, como a sua culinária e as suas tradições.

- Os metrôs da Alemanha não têm catraca, o povo compra o bilhete, mas não tem ninguém a quem mostrar esse bilhete.

- As bicicletas ficam soltas nas ruas, com cadeado, mas sem estarem amarradas a nada. E eles ainda desperdiçam um monte de espaço com ciclovias e nem deixam os pedestres andarem nelas, como acontece nas nossas.

- Os alemães param nos sinais vermelhos a qualquer hora, mesmo de madrugada, quando não há qualquer chance de um carro passar no sentido contrário.

- Os pedestres, não atravessam de jeito nenhum, uma rua, enquanto o sinal para eles não ficar verde, mesmo que não venha nenhum único carro; eles ficam ali perdendo tempo, esperando abrir o sinal.

- Não há limite de velocidade nas estradas (apenas uma recomendação para não ultrapassar 130 km/h, nunca seguida); Ah, e fazem um desperdício de cimento, porque a pista, tem 70 cm de espessura de puro concreto. 

- Nesse país esquisito, um jovem, para adquirir a carteira de motorista, leva quatro anos de escola. As aulas são feitas em conjunto com o colégio.

- Nas estradas, todos os carros andam nas pistas da direita e as pistas da esquerda ficam vazias para os carros mais velozes, um contra-senso de desperdício.

- A gente saia à meia noite para passear na praça e não via nenhum assaltante para quebrar a nossa monotonia.

- O governo que essa gente estranha elege não cobra pedágio nessas estradas esquisitas. E eles estão sempre fazendo obras, modernizando mais ainda as rodovias, não se sabe para quê, nem com que dinheiro.


- Os caras fabricam uns carrões, tipo BMW, Mercedes, Audi e VW, e nem blindam. E ainda deixam nas ruas à noite.

- Os caixas automáticos dos bancos ficam nas ruas, em plena calçada! E não tem ninguém tomando conta. E ainda funcionam a noite inteira.

- As calçadas têm espaços livres que são desperdiçados com pessoas ao invés de deixar a carro tomarem conta. E aí, para resolver esse contra-senso, os alemães constroem um monte de garagens subterrâneas.

- Em engarrafamentos, eles desperdiçam aquela pistona do acostamento e não ultrapassam ninguém por ali. Ao contrário dos brasileiros que ultrapassa por qualquer lado, até pelo acostamento.

- Os jornais do dia ficam empilhados e tem uma caixinha do lado onde você coloca uma moeda e leva um jornal, e não tem ninguém ali para cobrar; mas o gozado é que são tão esquisitos, porque ninguém leva um jornal sem pagar. 


Gostou?? Então deixe um comentário. 

2

A Culinária Alemã _ parte V

Posted by Tamires on 11:05
Cervejas


Todos os anos, no mês de Outubro, tem lugar em Munique uma gigantesca festa popular: a Oktoberfest. Para a maioria dos milhões de visitantes. A cerveja bebe-se em Masskrügen, canecas que contem um litro de cerveja. O jeito de segurar a caneca de vidro aprende-se da mesma forma que se aprende o hino entoado nas enormes tendas pelos músicos trajados a rigor: ``Ein Prosit, ein Prosit der Gemütlichkeit´´ (um viva ao bem-estar). A cerveja é uma bebida de culto não só na Baviera, mas em toda a Alemanha. Estatisticamente em 2007, cada alemão, incluindo idosos e crianças, consome 112,5 litros por ano. Existem na Alemanha cerca de 5000 tipos de cerveja que, segundo o compromisso de pureza de 1516, só são fabricados a partir de quatro ingredientes: "Wasser (água), Hopfen (lúpulo) und (e) Gersten-Malz (cevada-malte)".

A base para o fabrico da cerveja alemã é o malte de cevada e, por vezes, o de trigo. O amido contido no malte é o elemento que dá origem ao álcool e ao anidrido carbônico, sendo à base da cerveja. Além disso, temos o lúpulo, a que se deve o sabor um pouco amargo da cerveja que serve para aumentar a sua durabilidade. Acima de tudo, é o lúpulo que determina o tipo de cerveja: dependendo do lúpulo usado e da respectiva dosagem, assim se obtem uma cerveja mais suave ou mais acre. O terceiro elemento é a levedura, da qual se distinguem dois tipos principais: a levedura para fermentação a temperaturas mais altas e a levedura para fermentação a temperaturas mais baixas. E finalmente a água: a calcária é mais adequada para cervejas escuras e as minerais para cervejas claras. Existe uma grande variedade de diferentes estilos de cerveja alemã, tal como a Helles (Lager da Baviera), Weizen (cerveja fermentada de trigo), Kölsch (cerveja de alta fermentação da região de Colônia, Alt (uma cerveja escura consumida nas redondezas deDüsseldorf e Dortmund), Pilsner, Export (uma Pilsner abrandada) e Bockbier (uma cerveja escura forte).

O conteúdo alcoólico fica geralmente entre 4,7 % e 5,4 % para as produções mais tradicionais. A Bockbier ou a Doppelbock (dupla Bockbier), contudo, podem ter um teor alcoólico acima de 12 %. A estação da Bobkbier dura entre junho e julheo. Diversos festivais locais de de Bockbier são realizados no sul da alemanha. A oktober de Munique é bem conhecida pelos milhões de litros que são servidos a cada ano: 6 milhões em média.

(A cerveja é a principal bebida alemã, e pode acompanhar muitos pratos, principalmente os salgados)


(Erdinger Champ: Da cidade de Erding, na Bavária, nasce a Erdinger, uma das mais famosas marcas de cerveja alemã, de coloração ruiva e gosto refrescante, ela é bem encorpada e em alguns momentos lembra as nacionais Bohemia e Original.)



(Kranz Kölsch: cerveja de alta fermentação da região de Colônia)



(Bom, a imagem diz tudo!!!)



(A Alemanha pussui uma cultura fortemente influenciada pela cerveja)


(Ein Bier, Bitte! : Uma cerveja, por favor!)


(Estudo diz que a cerveja após esporte faz bem)*

E se você é fã da bebida vai abaixo uma lista (
Serviço de Utilidade Pública) de como pedir a gelada em diversos países:











(Que coisinha mais fofa!)



(Woo-hoo)



Portuguese : Uma Cerveja, Por Favor!
Italian  : Una Birra, Per Favore!
Spanish : Una Cerveza, Por Favor !
Swedish : Ehn Irl, Tahk!
Icelandic : Ay-dn Byohr, Tahk!
Irish : Byohr Amoyn, Iyeh Doh Hull!
Japanese: Bee-ru Ip-Pon, Ku-da-sai!
German : Ein Bier, Bitte!
French : Une Bière, S' il Vous Plait!
Chinese : Ching Gay Woh ee Bay Pee Joh!
Dutch : Un Beer, Ahls-yer-Bleeft!
Danish :  Yay vil Geh-neh heh en Url!
Bulgarian : Edna Beerra, Molya!
Catalan : Una Cervesa, Si us Plau!
Romanian : Oh Beh-reh ver Rohg!
Croatian : Yed-on Pee-vo, Mo-lim!
Slovene : Eno Pee-vo, Pro-seem!
Old English : An Beor, nu!
Turkish : Beer beer-ah, Luht-fen!
Hindi : Eka Biyara, Krupaya!
Arabic : Waheed Beera, Meen Fadleek!
American : Brewski here, Please!
Latin : Cervisiam, Sodes!
Afrikaans : A Beer, ah-suh-bleef!
Belarusian : Ad-no pee-vah Ka-lee Lah-ska!
Korean : Mayk-joo hahn-jahn, joo-se-yoh!
Norwegian : Ehn Url, Tahk!
Polish : Yed-no Peev, Proshe!
Turkish : Beer-ah, Luht-f!
Lithuanian : Pra-shau vie-na, Al-lows!
Yiddish : A Beer, Zeit a-zoy Goot!
Egytian : ( Ancient ) Wekha henqet!
Hawaiian: 'Ekahi pia, ho'olu!
Finnish : O-loot moolek kee-tos!
Bengali : Eka handoiya, doya Koray!
Hungarian : Edj pohar shurt Kayrek!
Hindi : Eka biyara, krupaya!

Estonian : Oosks ur-loo, Pah-lun!
















Ein Bier, Bitte!

1

A Culinária Alemã _ parte IV

Posted by Tamires on 13:35

Vinhos

Para uma Europa representada classicamente pelos vinhos tintos italianos, franceses, espanhóis e portugueses, a viticultura alemã oferece uma alternativa em que ocorre a predominância dos vinhos brancos. Grosso modo, os atuais vinhedos da Alemanha acolhem 65% de castas brancas e 35% de tintas. Dentre as brancas destacam-se Riesling, Müller-Thurgau, Silvaner, Kerner, Scheurebe e Bacchus. 




(Riesling:  é a uva nacional da Alemanha e, segundo a maioria dos críticos de vinhos, a variedade mais nobre do mundo)



(Müller Thurgau: Vinho branco de cor amarelo-palha com reflexos esverdeados e possui um delicado e agradável aroma com notas herbáceas e de noz moscada)



(Silvaner: Conhecida por proporcionar vinhos de alta qualidade, esta uva branca possui um fino paladar e baixa acidez sendo muito apreciada)



(Vinho Tinto Durrenzimmern Spatburgunder)



(Scheurebe: apesar de sua acidez, muito aromático e muito augļaini)


(Scheurebe)





        (Premium Renge (1,2,3,4)      Winemaker's Edition (5,6,7)       Connoisseur's Choice
                         

1. Samtrot – o macio








Harmonicamente macio e aveludado, ele envolve o palato. Sua aparência é de um vermelho quente que enobrece qualquer festividade. Esta casta existe somente em Württemberg.

2. Trollinger – o popular
A “bebida nacional” da região é leve e desce bem. De cor vermelha como a argila, aroma de groselhas vermelhas e um leve tom de amêndoas amargas. Sempre um bom acompanhamento para uma boa comida, ou simplesmente para apreciar sozinho.

3. Lemberger – o profundo
Uma especialidade da região, com tonalidade vermelha escura e reflexos azuis. Bons taninos, cheio e com uma grande variedade de aromas, desde frutas vermelhas até pimentão verde.

4. Rosé – o bon-vivant
Sem complicações e refrescante, este é um vinho sempre bem vindo no verão, em quase todas as ocasiões e com qualquer cardápio.

5. Pinot Grigio – o clássico
Dourado na taça apresenta uma grande diversidade de aromas, desde peras e frutas cítricas até o mel. Com sua acidez viva, é um vinho refrescante e ideal para o verão.

6. Pinot Meunier – o equilibrado 
A origem dos Pinots. Sua cor vai do rubi ao magenta, com aroma de frutas vermelhas, e ele surpreende com um toque final meio amargo. Um vinho harmonioso para qualquer oportunidade.

6. Riesling – o rei dos brancos
Sua cor é de um amarelo claro, com reflexos esverdeados. Aromas frutados como pêssego e maçã. Fino e complexo, devido à bela combinação de doçura e acidez.

7. Pinot Noir – o rei dos tintos
Ele exige as melhores localizações, mas recompensa com seu sabor nobre e encorpado. Seu espectro de cores em vermelho púrpura é inconfundível. Elegante e requintado, ele é o ponto alto de qualquer refeição festiva e das melhores noites.



(Henkell Trocken (branco): Henkell Trocken é um espumante alemão seco produzido com as uvas brancas Chardonnay, Sauvignon e Chenin e a uva tinta Pinot Noir. Amarelo palha, é brilhante com finas bolhas e excelente "perlage".)











guten Appetit!!!



1

A Culinária Alemã _ parte III

Posted by Tamires on 11:34
Tortas e bolos doces


Estas tortas, em geral bonitas demais para serem comidas, despertam na fantasia dos pasteleiros combinações tão requintadas e decorações tão esmeradas que acabam por se tornar verdadeiras obras de arte. As crianças ficam de boca aberta só de ver as tortas em cima da mesa. Para aniversários são enfeitadas com velas, para casamentos com um par de noivos e, quando se trata de festejar um jubileu, com o respectivo numero de anos. Uma das mais populares é a bolo de cerejas da Floresta Negra.

(O Bolo Floresta Negra surgiu na região com este mesmo nome, na Alemanha. O segredo para deixá-lo irresistível é caprichar nas cerejas, tanto no recheio quanto na cobertura)











(Bolo Floresta Negra)


(Bolo Floresta Negra)


(Torta Alemã à base de biscoito maria e chocolate)


(Torta alemã de morango)



(Torta Alemã feita com biscoito de maisena, recheado com creme de manteiga com baunilha e decorado com chocolate em pó)


(Torta alemã feita com creme à base de creme de leite, biscoito de leite e mel, calda de chocolate, decorado c/ raspas de chocolate branco.)


(Torta Alemã)


(Tarte de morango e pêssego)



Tschüss und guten Appetit...



Copyright © 2009 Alemanha aos olhos de uma brasileira All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.