1

A Culinária Alemã _ parte IV

Posted by Tamires on 13:35

Vinhos

Para uma Europa representada classicamente pelos vinhos tintos italianos, franceses, espanhóis e portugueses, a viticultura alemã oferece uma alternativa em que ocorre a predominância dos vinhos brancos. Grosso modo, os atuais vinhedos da Alemanha acolhem 65% de castas brancas e 35% de tintas. Dentre as brancas destacam-se Riesling, Müller-Thurgau, Silvaner, Kerner, Scheurebe e Bacchus. 




(Riesling:  é a uva nacional da Alemanha e, segundo a maioria dos críticos de vinhos, a variedade mais nobre do mundo)



(Müller Thurgau: Vinho branco de cor amarelo-palha com reflexos esverdeados e possui um delicado e agradável aroma com notas herbáceas e de noz moscada)



(Silvaner: Conhecida por proporcionar vinhos de alta qualidade, esta uva branca possui um fino paladar e baixa acidez sendo muito apreciada)



(Vinho Tinto Durrenzimmern Spatburgunder)



(Scheurebe: apesar de sua acidez, muito aromático e muito augļaini)


(Scheurebe)





        (Premium Renge (1,2,3,4)      Winemaker's Edition (5,6,7)       Connoisseur's Choice
                         

1. Samtrot – o macio








Harmonicamente macio e aveludado, ele envolve o palato. Sua aparência é de um vermelho quente que enobrece qualquer festividade. Esta casta existe somente em Württemberg.

2. Trollinger – o popular
A “bebida nacional” da região é leve e desce bem. De cor vermelha como a argila, aroma de groselhas vermelhas e um leve tom de amêndoas amargas. Sempre um bom acompanhamento para uma boa comida, ou simplesmente para apreciar sozinho.

3. Lemberger – o profundo
Uma especialidade da região, com tonalidade vermelha escura e reflexos azuis. Bons taninos, cheio e com uma grande variedade de aromas, desde frutas vermelhas até pimentão verde.

4. Rosé – o bon-vivant
Sem complicações e refrescante, este é um vinho sempre bem vindo no verão, em quase todas as ocasiões e com qualquer cardápio.

5. Pinot Grigio – o clássico
Dourado na taça apresenta uma grande diversidade de aromas, desde peras e frutas cítricas até o mel. Com sua acidez viva, é um vinho refrescante e ideal para o verão.

6. Pinot Meunier – o equilibrado 
A origem dos Pinots. Sua cor vai do rubi ao magenta, com aroma de frutas vermelhas, e ele surpreende com um toque final meio amargo. Um vinho harmonioso para qualquer oportunidade.

6. Riesling – o rei dos brancos
Sua cor é de um amarelo claro, com reflexos esverdeados. Aromas frutados como pêssego e maçã. Fino e complexo, devido à bela combinação de doçura e acidez.

7. Pinot Noir – o rei dos tintos
Ele exige as melhores localizações, mas recompensa com seu sabor nobre e encorpado. Seu espectro de cores em vermelho púrpura é inconfundível. Elegante e requintado, ele é o ponto alto de qualquer refeição festiva e das melhores noites.



(Henkell Trocken (branco): Henkell Trocken é um espumante alemão seco produzido com as uvas brancas Chardonnay, Sauvignon e Chenin e a uva tinta Pinot Noir. Amarelo palha, é brilhante com finas bolhas e excelente "perlage".)











guten Appetit!!!



1

A Culinária Alemã _ parte III

Posted by Tamires on 11:34
Tortas e bolos doces


Estas tortas, em geral bonitas demais para serem comidas, despertam na fantasia dos pasteleiros combinações tão requintadas e decorações tão esmeradas que acabam por se tornar verdadeiras obras de arte. As crianças ficam de boca aberta só de ver as tortas em cima da mesa. Para aniversários são enfeitadas com velas, para casamentos com um par de noivos e, quando se trata de festejar um jubileu, com o respectivo numero de anos. Uma das mais populares é a bolo de cerejas da Floresta Negra.

(O Bolo Floresta Negra surgiu na região com este mesmo nome, na Alemanha. O segredo para deixá-lo irresistível é caprichar nas cerejas, tanto no recheio quanto na cobertura)











(Bolo Floresta Negra)


(Bolo Floresta Negra)


(Torta Alemã à base de biscoito maria e chocolate)


(Torta alemã de morango)



(Torta Alemã feita com biscoito de maisena, recheado com creme de manteiga com baunilha e decorado com chocolate em pó)


(Torta alemã feita com creme à base de creme de leite, biscoito de leite e mel, calda de chocolate, decorado c/ raspas de chocolate branco.)


(Torta Alemã)


(Tarte de morango e pêssego)



Tschüss und guten Appetit...



Copyright © 2009 Alemanha aos olhos de uma brasileira All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.