0

A Culinária Alemã _ Parte II

Posted by Tamires on 12:45










Batatas

No final do século XVI já existiam na Alemanha batatas, embora ainda só como belas plantas ornamentais nos jardins dos mais abastados. O verdadeiro valor deste tubérculo só foi descoberto nas regiões sul e oeste da Alemanha durante a guerra dos 30 anos (1618-1648), enquanto que a Prússia só chegou por volta 1720, levado pelos agricultores do Palatinado. Mais tarde, o rei da Prússia, Frederico II (1740-86), alcunhado o "Velho Fritz", incentivou o cultivo em grande escala desta planta a fim de mitigar a fome que reinava por todo o país. A salada de batata, conhecida como Kartoffelsalat, é hoje popular por todo o país.

(Purê de batata)

Prato com salsicha alemã, chucrutes e purê de batata do Rudolf
(Prato com salsicha alemã, chucrutes e purê de batata do Rudolf)





Couves
Um legume muito apreciado pelos alemães é a couve, o que deu origem ao fato de terem no estrangeiro a alcunha de couves, "Krauts". A couve branca, também conhecida como repolho, tem um papel importante: Chucrute, em alemão Sauerkraut, que é uma conserva de repolho fermentado. Pode ser feito também com folhas de alface firmes.




(Chucrute, em alemão Sauerkraut)


Tschüss!




0

A narureza da Alemanha

Posted by Tamires on 17:50
(Os alpes vistos da Baviera)



A República Federal da Alemanha possui 357.021 km², estendendo-se seu território desde as altas montanhas dos Alpes (onde o ponto mais alto é o Zugspitze, com 2962 m), no Sul, até às costas do Mar do Norte, a Noroeste, e ao Mar Báltico, a Nordeste. Pelo meio, estendem-se as terras altas, florestadas, da Alemanha central e as terras baixas da Alemanha do norte, atravessadas por alguns dos maiores rios da Europa, como o Reno, o Danúbio e o rio Elba. Devido à sua localização central, a Alemanha tem mais vizinhos do que qualquer outro país europeu: Dinamarca, a Norte, Polônia e República Checa, a Leste, Áustria e Suíça, a Sul, França e Luxemburgo, a Sudoeste, e Bélgica e Países Baixos, a Noroeste.

A maior parte do território alemão está situada na zona climática temperada fria, na qual predominam ventos húmidos do Ocidente. O Norte e a Noroeste, o clima é muito oceânico e chove todo o ano; os invernos são relativamente amenos e os verões comparativamente frios. O Leste, o clima evidencia traços mais continentais: os invernos podem ser frios durante longos períodos, e os verões podem tornar-se muito quentes; há registro de longos períodos de seca. No centro e no Sul, há um clima de transição que pode ser predominantemente oceânico ou continental, dependendo da situação atmosférica geral. O clima é por vezes imprevisível. No pino do verão, um dia pode ser quente e solarengo e o dia seguinte frio e chuvoso.

A Alemanha atualmente fornece toda a assistência médica, educação e emprego as pessoas atingidas por catástrofes, especialmente em função de enchentes. Lá as condições climatéricas verdadeiramente extremas, como secas severas, tornados, tempestades de granizo, frio ou calor extremo, etc., são raras. Houve duas inundações de grande escala nos últimos anos, mas em geral também estas são raras. Mas quando há a defesa civil alemã toma os devidos cuidados para ajudar a população. A Defesa Civil Alemã atua nos âmbitos Federal e Estadual como agente burocrático, e no âmbito municipal como agente operativo, em apoio ao Corpo de Bombeiros, dando maior celeridade na resolução dos problemas locais causados pelas catástrofes.

A Alemanha não enfrenta grandes catástrofes, mas lá há grandes tempestades que desencadeiam em enchentes, como por exemplo, em Hamburgo em 2007. Os agentes de Defesa Civil atuam em missões internacionais de socorro, resgate e assistência às vitimas de desastres, quando devidamente autorizado pelo Ministério do Interior Alemão. A Alemanha ajuda as vitimas de catástrofes, não chegou a enfrentar um desastre natural muito grande, mas ajudou o Haiti doando mais de 30 milhões de euros de ajuda a ele e a cruz Vermelha Alemã levou ao Haiti um hospital móvel no qual o atendimento médico, segundo a própria organização, será comparável à que se recebe em um hospital alemão. A Alemanha auxiliou o Chile também.



Copyright © 2009 Alemanha aos olhos de uma brasileira All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.