2

A Culinária Alemã _ Parte I

Posted by Tamires on 19:28

A cozinha dos 16 estados da Alemanha é tão variada como as regiões, razão pela qual não existe um “prato tipicamente alemão” nem mesmo um “prato nacional”. Por isso a cozinha alemã foi dita durante décadas como espartana. No entanto, aqueles que sabiam viver e que se podia dar a esse luxo já praticavam a arte do bem comer até mesmo na Alemanha Prussiana.

Nas regiões do norte saborosos pratos de couve galega, na região de Baden prepararam-se miudezas com muita imaginação, na Baviera assados de porco com amêndoas que aquecem a alma, em Leipzig o Allerlei (uma especialidade hoje em dia injustamente esquecida e que originalmente era preparada com patas de caranguejo), Maultaschen na Suábia ou assados em vinagre na Renânia, Bratwürste (salsichas para fritar) na Turíngia, ou ainda as sempre presentes Bratkartoffeln (batatas assadas na frigideira) que muitos gourmets trocam pela sopinha de lavagante.

Atualmente os apreciadores alemães de boa comida apostam na qualidade e em produtos naturais.

Pães

Na Alemanha, o pão é sem duvida o alimento básico. Viajando pelo país, podemos encontrar em toda a Alemanha cerca de 400 qualidades de pão diferentes e cerca de 1200 variedades de pãezinhos.

 

(padaria alemã)



(Padaria alemã)


(O Gulasch é uma sopa ou caldo de carne e o prato é conhecido desde o século IX)

Porco

Exceto talvez o cão, muito apreciado como animal de guarda, nenhum outro animal domestico acompanhou os alemães na sua historia de forma tão persistente como o porco. Ao longo dos séculos foi sempre um recurso ideal de carne, servindo simultaneamente para aproveitamento de restos. Na idade média, o porco ficava solto nas pastagens e nos pátios das quintas, mas, a partir do século XIX, começou a ser engordado nos currais, pois a banha era muito procurada. Só depois da segunda guerra mundial, e para responder a novos hábitos alimentares, começaram a ser criados porcos mais magros. Estes tinham metade da quantidade de toucinho dos seus antepassados, em compensação possuíam mais carne e dezesseis em vez de doze costelas. O assado de porco, quase sempre da perna, é a refeição de domingo ou do dias festivos em muitas regiões da Alemanha. Cada região tem a sua forma própria de preparar este prato, especialmente no modo como se trata o curato para se obter uma crosta bem estaladiça. Na Baviera, por exemplo, esfrega-se com cerveja, na Renânia com alho e outras receitas recomendam que se tempere com rábano, bagos de zimbro ou noz-moscada. Os alemães são considerados uns dos melhores cozinheiros do mundo


 (Kasseler: costela defumada de porco com repolho roxo caramelizado)



(carne de porco faz sucesso entre alemães)



(Joelho de porco cozido é um prato bem tradicional em Berlim)

Salsichas

As salsichas desempenham um papel muito importante na economia doméstica dos alemães, cortadas em rodelas e simplesmente comidas com pão. Por outro lado as salsicharias não se cansam de criar novos tipos de salsichas, até mesmo a salsicha de carne decorada com desenhos de animais, própria para crianças. As salsichas são normalmente feitas com carne, toucinho, miudezas, sal e outros temperos. Os outros ingredientes são cortados muito miúdos, bem misturados e introduzidos em tripa.

(linguiça recheada com queijo brie e acompanhada de risoto de alho-poró)


(Chucrute: um dos pratos alemães mais conhecidos no Brasil)


(A salsicha branca com mostarda doce e o Brezel (Pretzel, em português) 
– pão em forma de nó)

Tschüss

Copyright © 2009 Alemanha aos olhos de uma brasileira All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.